segunda-feira, 29 de junho de 2009

POP ART NA MODA

A maioria das influências para este verão vem da arte Pop. A arte Pop surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960 como expressão artística de enorme repercussão internacional, deslocando o eixo da cultura moderna de Paris para Nova York.

A proposta deste movimento era registrar com ironia a visão do dia-a-dia das cidades americanas e da sociedade de consumo, tentando romper as barreiras entre a arte e a vida comum, como o retrato de uma geração que aceitava o processo de produção em massa.

Os ídolos e produtos disputados pelos consumidores passaram a inspirar o processo artístico, ao contrário de outros movimentos que retratavam paisagens ou figuras humanas.

Entre os principais artistas plásticos que ainda hoje influenciam a moda com esse tipo de arte estão Roy Liechtenstein e suas pinturas estilizadas de histórias em quadrinhos, Andy Warhol, que via arte nos produtos de consumo em massa, Jasper Johns e suas bandeiras americanas, Jackson Pollock e seus respingos de tinta e Robert Indiana e a série “Love”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário